Install this webapp on your device: tap and then Add to homescreen.





Notícias

Balanço da participação da FILPORC na Missão da Comissão Europeia no Vietname

Notícias | 10 ago 2022

O primeiro dia começou com um pequeno-almoço de trabalho do sector das carnes, mesmo antes das reuniões políticas do Comissário Wojciechowski com o Ministro da Agricultura do Vietname e os responsáveis do ministério, pelo que foi possível transmitir em primeira mão ao Comissário o problema específico de Portugal.

Portugal tem o processo de habilitação para exportação de carne e produtos à base de carne suína a decorrer desde 2014, sendo que só mesmo antes desta viagem, talvez fruto de muita pressão nossa no último ano, em conjunto com o facto de a conjuntura ser diferente - haver um Acordo de Comércio Livre entre a UE e o Vietname e aquele país estar efectivamente a precisar de importar carne de porco para fazer face ao aumento da procura - é que as autoridades vietnamitas enviaram mais uma vez um novo questionário para preenchimento.

De momento a resposta está do lado de Portugal (a DGAV conta enviar a resposta ao questionário durante o mês de Agosto) mas o importante foi o Comissário ter tido a informação directa e atempada, de que o mercado não estava aberto para a carne de porco portuguesa e de que era importante aproveitar o bom momento político da missão para desbloquear este processo.

Por outro lado, a FILPORC associou-se recentemente à Câmara de Comércio e Indústria Portugal-Vietname (CCIPV) que por sua vez é membro da Câmara de Comércio Europeia no Vietname (EurochamVN). Não existindo Embaixada portuguesa no Vietname nem delegação da AICEP, esta ligação tem sido essencial para os contactos que temos feito e que, julgamos, poderemos vir a poder fazer no futuro. Assim, no último dia no Vietname, em Ho Chi Min, tivemos oportunidade de reunir com o Presidente da CCIPV, que propusemos que fosse convidado para o jantar de trabalho, e de mais uma vez conversar com o Sr Comissário, desta feita também com o Vice-Presidente e a Directora-Geral da EuroCham no Vietnam.

Somos sociais

Siga-nos nas redes sociais

Links Úteis
Ao navegar no nosso site está a concordar com a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de Cookies.