Install this webapp on your device: tap and then Add to homescreen.





Notícias

Eurobarómetro identifica maior apoio à segurança alimentar por parte dos cidadãos portugueses

Notícias | 02 jul 2022

De acordo com o último Eurobarómetro sobre agricultura e PAC, quase metade dos europeus considera que garantir um abastecimento estável de alimentos na UE em todos os momentos deve ser um objetivo principal da PAC, o que representa um aumento de seis pontos percentuais desde 2020.

Além disso, mais de metade dos inquiridos acrescenta que a PAC deve também contribuir para assegurar preços razoáveis dos alimentos para os consumidores. Fornecer alimentos seguros, saudáveis e sustentáveis de alta qualidade continua a ser a principal missão da PAC, de acordo com seis em cada dez europeus. Esta visão manteve-se estável durante um período de vários anos. Além disso, o Eurobarómetro destaca a percepção pública de que as mudanças climáticas afectam cada vez mais a atividade agrícola.

Quando questionados sobre quais devem ser as principais responsabilidades dos agricultores na nossa sociedade, os portugueses dão mais importância (69%) que a média dos europeus (50%) ao seu papel enquanto fornecedores de alimentos de boa qualidade, sustentáveis, saudáveis e seguros e menos (18%) que a média (29%) à necessidade de garantir o sem estar dos animais de criação. Outro dado relevante deste inquérito é o facto de todos portugueses considerarem que a agricultura e as áreas rurais são importantes (24%) ou muito importantes (76%) para o nosso futuro. Este último valor é bastante acima da média europeia e 20 pontos percentuais face ao último Eurobarómetro de 2020 para Portugal.

Uma maioria significativa dos portugueses, 83%, entendem que os agricultores da UE têm de mudar a forma como trabalham de forma a lutar contra as alterações climáticas, mesmo que isso signifique que a agricultura da UE se torne menos competitiva, muito acima da média europeia (67%); no entanto, são dos que estão menos disponíveis para pagar mais pelos produtos agrícolas, se forem produzidos de uma forma que limita a pegada de carbono: 57% respondeu negativamente, face a 36% da média europeia. Outro dado interessante é o facto de uma larga mairia dos portugueses (mais de 80%) considerarem que os acordos comerciais que a UE tem estabelecido com países terceiros tem sido genericamente positivos, quer para a agricultura da UE, quer para os consumidores de produtos alimentares.

Pode consultar os dados relativos a Portugal aqui, o inquérito completo aqui ou consultar mais informação na página do eurobarómetro, aqui.

Somos sociais

Siga-nos nas redes sociais

Links Úteis
Ao navegar no nosso site está a concordar com a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de Cookies.