Install this webapp on your device: tap and then Add to homescreen.





Notícias

Exportações de carne de porco descem no 1º semestre e de produtos transformados de porco sobem

Notícias | 12 ago 2022

O INE divulgou as Estatísticas do Comércio Internacional relativas ao primeiro semestre de 2022 e os dados vêm confirmar a trajectória de redução das exportações face a igual período de 2021, que foi de 35% em valor para a carne de porco e produtos transformados para os países terceiros e 13,3% em termos globais.

A principal causa dessa redução é a quebra das exportações para a China que, no 1º semestre deste ano é de quase 85% ficando nos 4,7M€, muito longe dos 31M€ do ano passado. As exportações para a Suíça também sofreram uma quebra de 25,7% e para Macau de quase 11%. Os restantes 10 principais destinos, com Angola à cabeça, tiveram aumentos das exportações, alguns significativos, mas que não foram suficientes para compensar a quebra provocada pela China. Angola volta assim a ser o nosso 1º parceiro comercial, a nível de países terceiros, em lugar de destaque face a todos os outros.

O Japão e a Coreia do Sul são dois destinos que se afirmam muito importantes para o mercado da carne de porco nacional e que confirmam a necessidade de diversificação de mercados e de abertura de alternativas.

Os dados podem ser observados no quadro seguinte:

Numa análise por tipo de produto, e considerando o mercado global, ou seja, exportações e trocas intracomunitárias – no 1º semestre de 2022 verifica-se uma redução significativa na carne (42%) e uma subida de todos os outros produtos, que não permitiu compensar essa quebra.

Somos sociais

Siga-nos nas redes sociais

Links Úteis
Ao navegar no nosso site está a concordar com a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de Cookies.