Install this webapp on your device: tap and then Add to homescreen.





Notícias

FILPORC participa na Missão da Comissão Europeia ao Vietname e Singapura

Notícias | 10 ago 2022

De 10 a 17 de Julho, a FILPORC participou numa missão promovida pelo Comissário Europeu de Agricultura Janusz Wojciechowski ao Vietname e a Singapura para promover os produtos agroalimentares europeus.

O Vietname é um mercado muito interessante para a carne de porco ao qual infelizmente muitos parceiros europeus já têm acesso e a que Portugal aguarda desde 2014. O acordo de Comércio Livre UE-Vietname, em vigor desde 2019, tem ainda muitas barreiras sanitárias (SPS) para ultrapassar e as questões da pré-listagem e da regionalização (que o Vietname considere a UE como um mercado único) são os temas principais que a Comissão vem, numa base regular, insistindo com aquele país, não obstante com pouco sucesso. Todavia, em resultado desta missão, o Comissário transmitiu-nos que, não obstante haver um conjunto de questões que tinham de ser resolvidas ao nível técnico, o Vietname estava muito mais consciente da necessidade de diversificar os seus fornecedores de carne de porco, a carne mais consumida pela população que está a crescer e a aumentar o seu PIB per capita.

O objectivo principal da FILPORC na participação nesta missão foi, por um lado, o estabelecimento de contactos mais directos, quer ao nível da Comissão Europeia, quer a nível local, pois estes são dois mercados muito importantes para a carne de porco nacional, em especial o Vietname, cujo processo de abertura está pendente há muito tempo. Nessa perspectiva, estamos confiantes de que esta Missão teve um balanço muito positivo.

Somos sociais

Siga-nos nas redes sociais

Links Úteis
Ao navegar no nosso site está a concordar com a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de Cookies.