Install this webapp on your device: tap and then Add to homescreen.





Notícias

UE lança Novo Plano de ação integrado de gestão de nutrientes

Notícias | 02 jul 2022

A Comissão Europeia iniciou em Maio uma consulta pública sobre um novo Plano de Ação de Gestão Integrada de Nutrientes. O objetivo desta consulta é recolher os pontos de vista do público e das partes interessadas sobre os aspetos de um plano de ação integrado de gestão de nutrientes da UE.

De acordo com o Green Deal, o Farm to Fork e a Estratégia de Biodiversidade a Comissão anunciou que elaboraria um plano de ação integrado de gestão de nutrientes para ajudar a alcançar as metas de 2030 estabelecidas nessas estratégias para reduzir as perdas de nutrientes em pelo menos 50%, garantindo a não deterioração da fertilidade do solo.

O plano da Comissão Europeia reconhece que nutrientes como nitratos e fosfatos são essenciais para a vida, mas a presença de excesso de nutrientes no ar, água e solo pode afetar negativamente a saúde pública, o clima e o meio ambiente. Por outro lado, as perdas de nutrientes na UE hoje já ultrapassam os limites planetários seguros e têm impactos negativos na saúde pública, no ambiente (solo, água e ar) e em vários setores da economia (como pescas, turismo).

Agricultores, indústria, organizações da sociedade civil e cidadãos são assim incentivados a dar sua opinião sobre como o Plano de Ação pode identificar e abordar os principais fatores que causam poluição por nutrientes. Outros aspectos da consulta pretendem identificar opiniões sobre como estimular mercados para nutrientes recuperados.

A consulta decorre até 26 de Agosto e, até ao momento, não há respostas de Portugal, sendo que mais de 50% das respostas são de cidadãos e ainda nenhuma organização de agricultores respondeu. Seria importante o contributo dos agricultores portugueses.

Participe aqui.

Somos sociais

Siga-nos nas redes sociais

Links Úteis
Ao navegar no nosso site está a concordar com a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de Cookies.