Install this webapp on your device: tap and then Add to homescreen.





Notícias

Abertas candidaturas para ajudar as PME a proteger os seus direitos de propriedade intelectual e registar as suas marcas

Notícias | 13 Jan 2022

A Comissão e o Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO) lançaram hoje a 2ª edição do Fundo da UE para as PME que oferece vales para ajudar as PME a proteger os seus direitos de propriedade intelectual. O fundo PME Ideas Powered for business, com um orçamento de 47M€, estará aberto entre 10 de janeiro e 16 de dezembro de 2022.

Proteger a sua Propriedade Intelectual (PI) é indispensável na era digital. É a única forma legal de impedir que as suas ideias e os seus produtos ou serviços únicos sejam copiados ou utilizados sem autorização.

A título de exemplo, o Fundo poderá reembolsar 90 % das taxas cobradas pelos EM por serviços de pré-diagnóstico de propriedade intelectual; 75% das taxas cobradas pelos institutos de propriedade intelectual pelo registo de marcas e desenhos ou modelos; 50% das taxas cobradas pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual pela obtenção da proteção internacional das marcas e dos desenhos e modelos, bem como 50% das taxas cobradas pelos institutos nacionais de patentes pelo registo de patentes em 2022. As PME necessitam de um conjunto flexível de instrumentos de propriedade intelectual e de um financiamento rápido para proteger as suas inovações. Por conseguinte, pela primeira vez, o novo Fundo da UE para as PME abrange agora também as patentes. A contribuição financeira da Comissão, que ascende a 2 milhões de EUR, será inteiramente dedicada aos serviços relacionados com patentes.

Os fundos são limitados, estão disponíveis em função da ordem de chegada e oferecem apoio financeiro às PME estabelecidas na União Europeia.

Pode consultar toda a informação sobre o Fundo aqui e solicitar mais informação aqui ou ler o comunicado de imprensa da Comissão Europeia.

E também pode consultar informação sobre a definição de marca, se tiver dúvidas, aqui.

We are social

Follow us on social media

Useful Links
By browsing our website, you are agreeing to its use. Learn more about using Cookies.