Install this webapp on your device: tap and then Add to homescreen.





Notícias

Eurobarómetro identifica maior apoio à segurança alimentar por parte dos cidadãos portugueses

Notícias | 02 Jul 2022

De acordo com o último Eurobarómetro sobre agricultura e PAC, quase metade dos europeus considera que garantir um abastecimento estável de alimentos na UE em todos os momentos deve ser um objetivo principal da PAC, o que representa um aumento de seis pontos percentuais desde 2020.

Além disso, mais de metade dos inquiridos acrescenta que a PAC deve também contribuir para assegurar preços razoáveis dos alimentos para os consumidores. Fornecer alimentos seguros, saudáveis e sustentáveis de alta qualidade continua a ser a principal missão da PAC, de acordo com seis em cada dez europeus. Esta visão manteve-se estável durante um período de vários anos. Além disso, o Eurobarómetro destaca a percepção pública de que as mudanças climáticas afectam cada vez mais a atividade agrícola.

Quando questionados sobre quais devem ser as principais responsabilidades dos agricultores na nossa sociedade, os portugueses dão mais importância (69%) que a média dos europeus (50%) ao seu papel enquanto fornecedores de alimentos de boa qualidade, sustentáveis, saudáveis e seguros e menos (18%) que a média (29%) à necessidade de garantir o sem estar dos animais de criação. Outro dado relevante deste inquérito é o facto de todos portugueses considerarem que a agricultura e as áreas rurais são importantes (24%) ou muito importantes (76%) para o nosso futuro. Este último valor é bastante acima da média europeia e 20 pontos percentuais face ao último Eurobarómetro de 2020 para Portugal.

Uma maioria significativa dos portugueses, 83%, entendem que os agricultores da UE têm de mudar a forma como trabalham de forma a lutar contra as alterações climáticas, mesmo que isso signifique que a agricultura da UE se torne menos competitiva, muito acima da média europeia (67%); no entanto, são dos que estão menos disponíveis para pagar mais pelos produtos agrícolas, se forem produzidos de uma forma que limita a pegada de carbono: 57% respondeu negativamente, face a 36% da média europeia. Outro dado interessante é o facto de uma larga mairia dos portugueses (mais de 80%) considerarem que os acordos comerciais que a UE tem estabelecido com países terceiros tem sido genericamente positivos, quer para a agricultura da UE, quer para os consumidores de produtos alimentares.

Pode consultar os dados relativos a Portugal aqui, o inquérito completo aqui ou consultar mais informação na página do eurobarómetro, aqui.

We are social

Follow us on social media

Useful Links
By browsing our website, you are agreeing to its use. Learn more about using Cookies.