Install this webapp on your device: tap and then Add to homescreen.





Notícias

Exportações de carne de porco descem no 1º semestre e de produtos transformados de porco sobem

Notícias | 12 Aug 2022

O INE divulgou as Estatísticas do Comércio Internacional relativas ao primeiro semestre de 2022 e os dados vêm confirmar a trajectória de redução das exportações face a igual período de 2021, que foi de 35% em valor para a carne de porco e produtos transformados para os países terceiros e 13,3% em termos globais.

A principal causa dessa redução é a quebra das exportações para a China que, no 1º semestre deste ano é de quase 85% ficando nos 4,7M€, muito longe dos 31M€ do ano passado. As exportações para a Suíça também sofreram uma quebra de 25,7% e para Macau de quase 11%. Os restantes 10 principais destinos, com Angola à cabeça, tiveram aumentos das exportações, alguns significativos, mas que não foram suficientes para compensar a quebra provocada pela China. Angola volta assim a ser o nosso 1º parceiro comercial, a nível de países terceiros, em lugar de destaque face a todos os outros.

O Japão e a Coreia do Sul são dois destinos que se afirmam muito importantes para o mercado da carne de porco nacional e que confirmam a necessidade de diversificação de mercados e de abertura de alternativas.

Os dados podem ser observados no quadro seguinte:

Numa análise por tipo de produto, e considerando o mercado global, ou seja, exportações e trocas intracomunitárias – no 1º semestre de 2022 verifica-se uma redução significativa na carne (42%) e uma subida de todos os outros produtos, que não permitiu compensar essa quebra.

We are social

Follow us on social media

Useful Links
By browsing our website, you are agreeing to its use. Learn more about using Cookies.