Install this webapp on your device: tap and then Add to homescreen.





Notícias

FILPORC participa na Missão da Comissão Europeia ao Vietname e Singapura

Notícias | 10 Aug 2022

De 10 a 17 de Julho, a FILPORC participou numa missão promovida pelo Comissário Europeu de Agricultura Janusz Wojciechowski ao Vietname e a Singapura para promover os produtos agroalimentares europeus.

O Vietname é um mercado muito interessante para a carne de porco ao qual infelizmente muitos parceiros europeus já têm acesso e a que Portugal aguarda desde 2014. O acordo de Comércio Livre UE-Vietname, em vigor desde 2019, tem ainda muitas barreiras sanitárias (SPS) para ultrapassar e as questões da pré-listagem e da regionalização (que o Vietname considere a UE como um mercado único) são os temas principais que a Comissão vem, numa base regular, insistindo com aquele país, não obstante com pouco sucesso. Todavia, em resultado desta missão, o Comissário transmitiu-nos que, não obstante haver um conjunto de questões que tinham de ser resolvidas ao nível técnico, o Vietname estava muito mais consciente da necessidade de diversificar os seus fornecedores de carne de porco, a carne mais consumida pela população que está a crescer e a aumentar o seu PIB per capita.

O objectivo principal da FILPORC na participação nesta missão foi, por um lado, o estabelecimento de contactos mais directos, quer ao nível da Comissão Europeia, quer a nível local, pois estes são dois mercados muito importantes para a carne de porco nacional, em especial o Vietname, cujo processo de abertura está pendente há muito tempo. Nessa perspectiva, estamos confiantes de que esta Missão teve um balanço muito positivo.

We are social

Follow us on social media

Useful Links
By browsing our website, you are agreeing to its use. Learn more about using Cookies.