Install this webapp on your device: tap and then Add to homescreen.





Notícias

Plataforma da Comissão Europeia Access2Markets

Notícias | 16 Dec 2021

O Access2Markets é uma plataforma criada pela Comissão Europeia em Outubro de 2020 que reúne, num único website, informações úteis para as empresas e várias funcionalidades relativas ao acesso ao mercado de mais de 120 países terceiros. 

O objetivo desta Plataforma é dar um novo impulso à Política Comercial Comum e uma maior visibilidade aos Acordos de Comércio Livre negociados pela UE. E pode, de facto, ser uma ferramenta extremamente útil para as empresas exportadoras.

A Plataforma tem várias funcionalidades que permitem às empresas pesquisar informação, para os produtos e mercados para os quais pretendem exportar, sobre os direitos aduaneiros aplicados, o calendário pautal de desmantelamento dos direitos (decorrentes dos Acordos de Comércio Livre), os procedimentos e as formalidades para a importação no destino, os impostos aplicados ou outras informações de caráter geral. Tem ainda uma outra funcionalidade – ROSA – que permite aos operadores económicos fazerem uma autoavaliação de forma a saberem se o seu produto cumpre os critérios de regras de origem, para que possam beneficiar das vantagens dos Acordos de Comércio Livre.

Permite ainda que as empresas possam consultar quais as barreiras ao comércio em vigor no mercado de exportação em causa ou ainda fazer o reporte direto de barreiras à Comissão através do preenchimento de um formulário.

A principal vantagem desta plataforma, Access2Markets, é assim o facto de permitir uma pesquisa “à la carte”.

A Comissão tem estado a fazer sessões de esclarecimento virtuais sobre esta ferramenta dirigidas às empresas, com tradução em várias línguas e a próxima é a 22 de fevereiro. Se estiver interessado, pode consultar informação aqui e increver-se aqui.

We are social

Follow us on social media

Useful Links
By browsing our website, you are agreeing to its use. Learn more about using Cookies.