Install this webapp on your device: tap and then Add to homescreen.





Notícias

Rui Martinho compromete-se com a fileira da carne de porco e avança com medidas excecionais para fazer frente à crise atual

Notícias | 03 Feb 2022

O Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural recebeu hoje os representantes da fileira da carne de porco, nomeadamente a FILPORC, a FPAS e a APIC, numa reunião que se seguiu à audiência com a Ministra da Agricultura que teve lugar no dia 25 de janeiro de 2021, onde foi apresentada a proposta de um conjunto de medidas de apoio à produção e à indústria para fazer frente ao panorama de emergência nacional.

No pacote de medidas proposto, foi solicitada uma linha de crédito de apoio à tesouraria, negociada diretamente pelo Estado Português e a banca, com período de carência de 1 ano e pagamento a 48 meses. Em resposta, Rui Martinho garantiu que será aberta uma linha de crédito, com a maior urgência possível e de fácil acesso, tal como foi sublinhado pelos representantes da produção e da indústria.

Quanto ao pedido de Isenção da Taxa Social Única pelo período de 1 ano, este vai ser trabalhado juntamente com o Ministério do Trabalho. Por outro lado, no que se refere ao acesso à eletricidade verde, a medida está a ser regulamentada e terá efeitos retroativos a 1 de janeiro de 2022, sendo depois necessário apresentar candidatura ao IFAP.

O Secretário de Estado da Agricultura comprometeu-se ainda com o apoio incondicional à stockagem privada que vai ser discutida a nível europeu, num Conselho de Ministros informal, a ter lugar no próximo dia 7 de fevereiro.

Uma das reivindicações por parte da indústria é a negociação com os operadores da grande distribuição alimentar para a sensibilização no sentido de aumentarem as compras de carne nacional e cessarem com as permanentes promoções de carne de porco, o que gera pressão nos preços. Sobre esta questão, foi reconhecido o problema, com a garantia da criação de um grupo de trabalho entre o GPP e um representante da fileira da carne de porco para trabalharem em conjunto no sentido de se encontrar no regulamento da organização do comércio fundamentos que possam fortalecer a capacidade negocial da indústria.

We are social

Follow us on social media

Useful Links
By browsing our website, you are agreeing to its use. Learn more about using Cookies.