Install this webapp on your device: tap and then Add to homescreen.





Notícias

UE lança Novo Plano de ação integrado de gestão de nutrientes

Notícias | 02 Jul 2022

A Comissão Europeia iniciou em Maio uma consulta pública sobre um novo Plano de Ação de Gestão Integrada de Nutrientes. O objetivo desta consulta é recolher os pontos de vista do público e das partes interessadas sobre os aspetos de um plano de ação integrado de gestão de nutrientes da UE.

De acordo com o Green Deal, o Farm to Fork e a Estratégia de Biodiversidade a Comissão anunciou que elaboraria um plano de ação integrado de gestão de nutrientes para ajudar a alcançar as metas de 2030 estabelecidas nessas estratégias para reduzir as perdas de nutrientes em pelo menos 50%, garantindo a não deterioração da fertilidade do solo.

O plano da Comissão Europeia reconhece que nutrientes como nitratos e fosfatos são essenciais para a vida, mas a presença de excesso de nutrientes no ar, água e solo pode afetar negativamente a saúde pública, o clima e o meio ambiente. Por outro lado, as perdas de nutrientes na UE hoje já ultrapassam os limites planetários seguros e têm impactos negativos na saúde pública, no ambiente (solo, água e ar) e em vários setores da economia (como pescas, turismo).

Agricultores, indústria, organizações da sociedade civil e cidadãos são assim incentivados a dar sua opinião sobre como o Plano de Ação pode identificar e abordar os principais fatores que causam poluição por nutrientes. Outros aspectos da consulta pretendem identificar opiniões sobre como estimular mercados para nutrientes recuperados.

A consulta decorre até 26 de Agosto e, até ao momento, não há respostas de Portugal, sendo que mais de 50% das respostas são de cidadãos e ainda nenhuma organização de agricultores respondeu. Seria importante o contributo dos agricultores portugueses.

Participe aqui.

We are social

Follow us on social media

Useful Links
By browsing our website, you are agreeing to its use. Learn more about using Cookies.