Install this webapp on your device: tap and then Add to homescreen.





Bem Estar Animal

Assegurar o bem estar animal em todo o processo produtivo é, mais do que uma exigência da sociedade moderna, uma necessidade das explorações eficientes e produtivas. Só com elevados padrões de bem estar animal se consegue assegurar uma boa sanidade animal na exploração.

Portugal, bem como todos os países da União Europeia têm dos padrões de bem estar animal mais exigentes do mundo, mas sabemos também que assegurar essa garantia na rotulagem da carne pode acrescentar valor ao produto e ser um factor de diferenciação da carne portuguesa, quer no mercado nacional, quer no mercado externo, pelo que a FILPORC está a desenvolver, em conjunto com a FPAS e a APIC, uma certificação em bem-estar animal para suínos. O objetivo é oferecer aos consumidores nacionais e aos mercados externos a garantia da confiança nos processos de produção da fileira portuguesa da carne suína, colocando-a na linha da frente a nível mundial na ética de trabalho com os animais, promovendo o seu bem-estar e a sua sanidade.

Esta certificação resulta do estabelecimento de um referencial trabalhado pelas três organizações em parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa e estabelece um modelo produtivo mais exigente do ponto de vista do cumprimento das normas europeias de bem-estar animal aplicando-se à produção, ao transporte e ao abate.

A certificação é um processo de rotulagem facultativa e está já aprovada pela Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), tendo sido publicado em Diário da República no Aviso nº 19238.2021 de 12 de outubro.

Com a implementação desta certificação, a FILPORC, em funcionamento desde abril deste ano, concretiza o seu primeiro projeto estruturante da fileira da carne de porco assumindo-se como um pilar estratégico no desenvolvimento da fileira.

We are social

Follow us on social media

Useful Links
By browsing our website, you are agreeing to its use. Learn more about using Cookies.